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Promova sua empresa no Google: 3 maneiras simples

Se você tem uma empresa e deseja aumentar sua visibilidade online, uma excelente forma de começar é descobrindo como fazer o seu negócio aparecer no Google.

Afinal, com a enorme base de usuários que o gigante de pesquisas possui, as empresas têm a oportunidade de se destacar na internet e gerar muito mais tráfego para seus produtos e serviços. No entanto, para conseguir resultados reais, é necessário implementar as estratégias certas.

No artigo de hoje da Agência Tecra, abordaremos 3 maneiras simples de promover sua empresa no Google. Explicaremos como cada uma dessas estratégias funciona, qual é a sua importância para seu negócio e como pode ser implementada. Portanto, se você tem interesse no assunto, continue a leitura!

Como aparecer no Google e levar a sua empresa à primeira página?

Aparecer no Google, em especial na primeira página de uma pesquisa relevante, é como o tesouro que as empresas estão buscando. Isso porque estamos falando do site mais visitado do mundo, que recebe por mês mais de 80 bilhões de visitas

Também é um dos principais locais onde as pessoas recorrem quando precisam de uma resposta para alguma pergunta ou desejam pesquisar sobre um produto ou serviço. Não é de se estranhar, então, que domina o mercado de mecanismos de pesquisa.

Neste contexto, o Google realmente é muito útil para ajudar você a promover seu negócio. Inclusive, trabalhar para isso é uma das melhores decisões que você pode tomar para aumentar seu alcance, encontrar novos clientes e expandir sua marca. E a boa notícia é que todos têm uma chance de chegar ao primeiro lugar.

Confira a seguir três maneiras simples de promover sua empresa e aparecer no Google:

Perfil da Empresa no Google

Uma das principais formas para garantir a presença da sua empresa no Google é criando um Perfil da Empresa (antigo Google Meu Negócio). Essa é uma ferramenta gratuita que permite que as empresas criem um perfil online, adicionem informações como endereço, horário de funcionamento, site e muito mais. 

Dessa forma, independentemente do seu segmento, você pode promover o seu negócio de graça nos resultados orgânicos de pesquisa e nos mapas do Google. Você também pode utilizar o perfil para monitorar reviews, responder às perguntas dos clientes e interagir com seus seguidores.

Além disso, é possível criar postagens para interagir com clientes existentes e em potencial. Assim, dá para compartilhar comunicados, ofertas e muito mais diretamente com quem pesquisa pelo seu negócio. Ou seja, permite compartilhar informações com os clientes certos nos momentos certos.

Vale ressaltar, porém, que não basta apenas configurar o perfil e achar que o simples fato de aparecer no Google já é suficiente. É importante atualizar constantemente o perfil para manter sua empresa ativa e atraente para os consumidores.

Google Ads

Você já deve ter notado que existe uma separação para anúncios na página de resultados do Google. Inclusive, esses anúncios aparecem no topo da página, então são a primeira coisa que o usuário vê depois que pesquisa algo. Por isso, outra forma de aparecer no Google é por meio do tráfego pago.

Isso permite criar anúncios personalizados para a sua marca, que serão exibidos nos resultados de pesquisa do motor de busca. É possível ter controle sobre a segmentação, o que permitirá otimizar os anúncios para obter os melhores resultados e alcançar pessoas que realmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços. 

Assim, o Google Ads é uma excelente opção de investimento para as empresas de qualquer porte e segmento que desejam aparecer no Google. Principalmente porque se trata de uma plataforma repleta de consumidores que desejam comprar ativamente. 

Inclusive, o tempo de espera entre a obtenção de um lead e a venda costuma ser menor, pois quando as pessoas pesquisam por um produto ou serviço, geralmente a intenção é comprar. Portanto, essa é uma ótima maneira de aumentar a visibilidade de sua empresa no Google. 

Otimização de Mecanismos de Busca (SEO)

Bom, é impossível falar sobre como aparecer no Google sem citar a otimização de mecanismos de busca. O Search Engine Optimization, ou SEO, consiste em um conjunto de estratégias que visam otimizar o seu site para que ele seja rastreado e indexado pela gigante de pesquisas.

Assim, se você deseja ter um bom posicionamento da sua empresa no Google, esse é um bom investimento, especialmente a longo prazo. No entanto, existem fatores importantes que entram em sua estratégia de SEO que precisam ser levados a sério. Vamos falar sobre isso?

Palavras-chave

Se você já pesquisou sobre o que é SEO, provavelmente já se deparou com o termo “palavra-chave”. Esse é um conceito fundamental do Search Engine Optimization e consiste, basicamente, em palavras e frases que você deseja classificar em uma determinada página. Essas palavras ajudam o Google a entender o contexto da sua página.

Contudo, isso não significa otimizar as páginas do seu site para qualquer palavra que você considere importante. Na verdade, as palavras-chave ideais são aquelas que os usuários pesquisam quando procuram informações sobre sua empresa, produtos ou serviços, o que exige uma pesquisa mais aprofundada.

Uma vez feita a pesquisa, elas devem ser inseridas em pontos estratégicos do seu site, como na tag de título, meta descrição, URL e cabeçalho, bem como em todo o conteúdo. Adicionar suas palavras-chave nessas áreas ajudará a sua empresa a aparecer no Google.

Isso porque auxilia para que os algoritmos do gigante de pesquisas consigam determinar quais tópicos sua página cobre e quando mostrá-la nos resultados de pesquisa.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma grande oportunidade para classificar várias palavras-chave e aparecer no Google. Afinal, os usuários buscam informações muito mais do que marcas. Portanto, escreva conteúdos úteis e de alta qualidade.

Lembre-se que oferecer informações valiosas permite que potenciais clientes iniciem sua jornada com a sua empresa e você pode incentivá-los a continuar sua jornada até o destino pretendido.

A criação de conteúdo novo deve ser consistente. Isso porque permite expandir a gama de tópicos que seu site abrange e, consequentemente, as consultas de pesquisa para as quais você pode classificar. Sempre que você cria um novo conteúdo, você tem outra chance de ranquear no Google.

Backlinks

Existem mais de 200 fatores de ranqueamento que podem impactar nos esforços para aparecer no Google. Obviamente, é difícil saber todos. Mas, entre eles, um ponto importante é a sua autoridade em um determinado tópico ou palavra-chave. Dito isso, vale ressaltar que a popularidade de um site depende da quantidade e da qualidade dos links que ele recebe.

Quando outro site tem um link para o seu, isso é chamado de backlink. Os backlinks são essenciais para ajudar o Google a entender sua credibilidade e estão parcialmente fora de seu controle. Assim, ajudam a legitimar seu site como uma boa fonte de informação.

A melhor maneira de ganhar links de outros sites é criar conteúdo excelente para o qual outras pessoas queiram criar links e compartilhar.

Todas as estratégias aplicadas. E agora, como mensurar os resultados?

Quando o assunto é aparecer no Google, para alcançar um progresso consistente você precisa de dados precisos para guiar suas ações. Afinal, de nada adianta criar o perfil da sua empresa e investir em Google Ads e SEO, por exemplo, se você não consegue mensurar os resultados. E é aqui que entra o Google Analytics

Essa ferramenta gratuita ajuda a rastrear vendas, conversões e medir as metas de engajamento do site. Assim, é possível acompanhar o sucesso das suas estratégias, saber se os esforços de marketing realmente estão dando resultado ou se é necessário fazer ajustes.

Quer que a sua empresa apareça no Google?

Aparecer no Google é essencial para obter sucesso no mundo digital. Com as estratégias certas, é possível melhorar a visibilidade da sua marca, atrair clientes em potencial e aumentar as taxas de conversão, levando a maiores lucros e sucesso a longo prazo.

Dito isso, investir nos serviços de marketing digital de uma agência confiável, como Tecra, é ideal para garantir que você esteja adotando a melhor abordagem para promover sua empresa. Portanto, se você deseja aparecer no Google, entre em contato conosco!

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