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Saiba tudo sobre marketing digital para coleta de lixo

Você quer saber sobre marketing digital para coleta de lixo e como um investimento de contato qualificado pode ajudá-lo a identificar o perfil-alvo de sua empresa?

O marketing digital para coleta de lixo tem como finalidade desenvolver diversos planos de ações de incentivo de divulgação pró-ambiental.

Muitas empresas que utilizam estratégias de marketing ambiental, conhecidas também como “marketing verde”, transmitem informações de grande impacto aos seus influenciadores, no qual estes reconhecem a importância do desafio e os riscos que o tema implica.

Nas estratégias de marketing digital, os influenciadores podem demonstrar preocupação com a sociedade e o ecossistema, sendo uma ótima oportunidade para os negócios.

A agência TECRA elaborou um conteúdo especial para você entender mais sobre o Marketing Digital para coleta de Lixo. Confira o nosso artigo e boa leitura!

Marketing Digital para coleta de lixo:  Como posso fazer?

Antes de fazer o marketing digital para coleta de lixo na sua empresa é preciso desenvolver planos de ações cabíveis de incentivo de divulgação pró-ambiental.

Confira abaixo como podem ser feitas ações de marketing de incentivo:

  • Ação de Incentivo pró-ambiental de baixo investimento de implementação;
  • Ação de incentivo pró-ambiental com empresas parceiras;
  • Ação para realização de evento comunitário em local com grande concentração de pessoas;
  • Ação de incentivo pró-ambiental com uso de tecnologia;
  • Ação de incentivo para Endomarketing ( marketing interno para os colaboradores de uma determinada empresa).

Vale destacar que a subdivisão das estratégias e táticas de cada ação devem ter um cronograma  de ações anual para direcionar os trabalhos de marketing. Além disso, o marketing verde é uma importante ferramenta para negócios sustentáveis, pois proporciona um excelente desempenho comercial para as empresas.

É por meio de diversas ações de incentivo como: textos, artes, estratégias e táticas que é possível elaborar campanhas para engajamento de toda a população.

Como posso segmentar o público-alvo?

Podemos citar o Google Ads, uma plataforma de anúncios do Google, na qual as empresas investem em anúncios para um público segmentado, ou seja, pagam para alcançarem uma audiência qualificada e que tenha relação com o negócio.

Confira abaixo as 4 principais formas de anúncio do Google Ads:

1. Anúncios na rede de pesquisa

São os anúncios mostrados nos resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave. É um formato que serve para encontrar pessoas que estão à procura por produtos, serviços ou soluções específicas. O anunciante só paga quando quando clica no link do resultado para acessar o website da empresa ou organização.

2. Anúncios na rede de display

É uma campanha mostrada em Websites, portais de notícias e blogs,ou seja, todas juntas formam a Rede de Display do Google, que alcança 90% dos usuários da internet em todo o mundo. Você pode usar anúncios gráficos ( Banner, texto, e-mail do gmail e aplicativos para dispositivos móveis) que possuem diversas opções para segmentação, palavras-chave, informações demográficas e remarketing.

3. Anúncios no Youtube

Você pode criar campanhas que podem ser veiculadas em vídeos nesta plataforma que possui mais de 1 bilhão de usuários. É possível selecionar o público-alvo de acordo com a idade, sexo, local, interesse, entre outros. O anúncio é pago apenas quando as pessoas interagirem com a campanha.

4. Anúncios de aplicativos

De uma forma geral, a plataforma de anúncios do Google funciona como um leilão, onde os anunciantes investem capital em troca de cliques.

Porém, no Google Ads, nem sempre a melhor oferta ganha, por isso é preciso entender que os anúncios devem ser elaborados com qualidade para alcançar o posicionamento desejado.

Você também pode aplicar o Big Data na sua estratégia de marketing para consolidar sua marca no mercado e alcançar mais clientes. 

O Big Data são dados que possuem uma variedade de opções e que crescem em um volume gigantesco, como por exemplo, os números de likes de uma rede social.  É uma ferramenta que serve para você conseguir analisar diversas informações.

Confira abaixo as 3 principais etapas do Big Data:

  • Coletar;
  • Organizar;
  • Interpretar Dados.

Na primeira etapa, você poderá coletar dados, seja via CRM, pelo Analytics dos sites ou até mesmo monitorar as conversas em redes sociais dos seus clientes que usam o nome da sua empresa ou uma determinada hashtag. 

Após essa etapa, será necessário organizar as informações em blocos de conteúdos que trazem insights. É preciso entender que não adianta você ter dados e não conseguir navegar entre eles de maneira clara e rápida.

Por último, é a hora de interpretar os dados, cruzando informações, tais como: ações nas redes, os cadastros dos clientes, o tempo de compra do cliente, quais os tipos de interações são feitas antes das buscas, entre outros.

Há inúmeras maneiras de cruzar os dados do Big Data, por isso o processo de um Big Data sempre começa pela seguinte questão: qual problema resolver? Inclusive é preciso definir quais as perguntas que serão feitas para os dados capturados.

Confira também:

Marketing Digital para coleta de lixo: Conheça mais sobre as estratégias de incentivo

Você quer saber sobre marketing digital para coleta de lixo e entender mais a respeito das estratégias de incentivo? Acompanhe o texto abaixo!

1. Ação de baixo investimento de implementação

Uma ação de baixo investimento de implementação tem como objetivo promover o trabalho que é realizado na empresa por meio de estratégias de marketing digital em uma rede social.

As redes sociais deverão divulgar informações sobre a importância ambiental e social, bem como dias de coletas seletivas em cada bairro, eventos e parcerias.

Você pode escolher utilizar o Instagram, por exemplo, que possui uma interface simples e intuitiva com mais de 50 milhões de usuários ativos no Brasil, segundo a Folha de São Paulo, 2017.

É uma plataforma excelente para sua empresa ganhar mais visibilidade no mercado porque é utilizada por pessoas de várias faixas etárias, de diferentes sexos e classes sociais.

Os conteúdos postados no Instagram são fáceis de criar e podem ser feitos em formato de vídeo e fotos, mas é importante que você contrate profissionais especializados para elaborar os trabalhos, como: jornalistas, gerenciadores de mídias, agência de marketing e influenciadores.

Uma dica: Nos conteúdos postados no Instagram, utilize #Hashtags, que funcionam como palavras-chave para que mais pessoas possam encontrar o perfil da sua empresa. 

Utilize hashtags: #reciclagem #meioambiente #coletadelixo #coletaseletiva para ajudar a posicionar o post da sua empresa dentro da rede do Instagram.

Algumas mídias pagas com anúncios também são uma das formas de aumentar a divulgação da sua empresa dentro da plataforma do Instagram. Lembre-se que você também pode investir em conteúdos orgânicos (não pagos) para atrair ainda mais o interesse do seu público.

OBS: Aposte sempre em conteúdos relevantes para aproximar o seu público-alvo com o trabalho que é proposto dentro da sua empresa. 

2. Ação de incentivo pró-ambiental com empresas parceiras

Você pode promover ações com outras empresas parceiras de sua cidade que podem oferecer um ponto de coleta de material reciclável dentro do seu estabelecimento.

Essa parceria é extremamente atrativa e viável, pois as empresas recebem um selo que poderá ser exibido em qualquer meio de comunicação. Todas as empresas que visam sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, têm ganhado a preferência do público em geral.

3. Ação para realização de evento comunitário em local com grande concentração de pessoas

É possível promover diversas atividades em locais com grande fluxo de pessoas para divulgar sua empresa, entre eles: passeio ciclístico, artesanato com produtos recicláveis, shows com artistas, brincadeiras educativas de conscientização ambiental para o público infantil, entre outros.

4. Ação de incentivo pró-ambiental com uso de tecnologia

A ação de incentivo pró-ambiental com uso de tecnologia é uma das melhores opções de divulgação para sua empresa. Podemos usar como exemplo, a lixeira inteligente, que possui um dispositivo que abre a tampa do lixo de modo automático, atraindo a atenção do público a levar o lixo para locais de coletas corretos.

5. Ação de incentivo para Endomarketing (marketing interno para os colaboradores da empresa)

A ação de incentivo para Endomarketing tem como função melhorar a comunicação, o engajamento e a interação entre os colaboradores de uma empresa.

Dentro do ambiente de trabalho, os colaboradores devem informar do que acontece na empresa, sendo essencial que o responsável pela gerência transmita a ideia de que todos os envolvidos no desenvolvimento das atividades criem um sentimento de parceria, confiança e responsabilidade.

É uma ação que visa a confecção de boletins informativos e banner que devem ser colocados em locais acessíveis aos funcionários.

Marketing Digital para coleta de lixo: Divulgue sua empresa nas plataformas de comunicação

Você tem o interesse em criar um marketing digital para coleta de lixo? Entenda que é essencial estudar a respeito do assunto e investigar alguns pontos importantes, entre eles: o comportamento, a consciência e o que a população em geral sabe sobre a sua empresa.

Você pode elaborar uma pesquisa no Google Forms com a população e divulgá-la nas plataformas de mídias sociais (WhatsAppInstagram e Facebook) para obter algumas respostas.

Com isso, será possível identificar se há necessidade de maior divulgação do trabalho que é realizado dentro da sua empresa.

Veja abaixo algumas perguntas básicas que podem fazer parte do seu questionário:

  • Você conhece o serviço de coleta seletiva?
  • Você tem o hábito de separar o lixo reciclável para o serviço de coleta seletiva?
  • Qual a principal dificuldade que você encontra para conseguir separar o lixo reciclável?
  • Você acredita que pode mudar o planeta com a reciclagem do lixo?

É importante ressaltar que um plano de ação de marketing bem planejado tem como finalidade conscientizar a população sobre a importância da separação do lixo reciclável.

A principal finalidade do marketing digital é fazer com que o plano de ações de incentivo funcione como estímulo aos colaboradores e à população, que poderão com o tempo mudar de forma significativa suas atitudes pró-ambientais.

Você quer saber mais sobre marketing digital para coleta de lixo?

Fale com a Agência Tecra, clicando aqui!

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