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Qual é a diferença entre SEO e SEM?

O marketing digital está em constante evolução. Como resultado, a linguagem ligada a ele também passa por transformações. Assim, existem diferentes siglas que muitas vezes confundem nossos clientes. É o caso, por exemplo, de SEO e SEM.

Se você deseja desenvolver uma estratégia online para a sua empresa, é provável que já tenha ouvido falar nesses dois conceitos. Isso porque ambos são importantes para um plano de ação eficaz na web. Contudo, tais termos costumam ser usados ​​de forma intercambiável sem uma compreensão clara do que são e como estão conectados. 

Dessa forma, pode ser que eles criem alguma confusão em sua mente. Mas não se preocupe, isso é completamente compreensível. Você pode estar se perguntando: afinal, será que SEO e SEM são sinônimos para explicar um único termo? Não é bem assim.

Eles possuem suas especificidades e tratam de coisas diferentes, as quais explicaremos no artigo de hoje da Tecra. Portanto, se você deseja saber mais sobre esse assunto, continue a leitura!

SEO e SEM: definição dos conceitos

Quando o assunto é melhorar a visibilidade das empresas no ambiente digital, SEO e SEM são muito importantes. Por isso, antes de falar sobre as diferenças entre eles, cabe explicar um pouco sobre o que esses conceitos significam:

O que é Search Engine Optimization (SEO)?

Para responder uma dúvida ou termo do usuário, os diferentes motores de pesquisa avaliam todos os sites. A partir disso, o algoritmo consegue determinar quais são os que dão a melhor resposta a essa pesquisa. O objetivo é que as pessoas tenham a melhor experiência possível e encontrem o que elas estão procurando rapidamente.

Assim, se você está se perguntando o que é SEO, vamos explicar agora. Abreviação de Search Engine Optimization, esse termo faz referência ao trabalho de otimização e implementação de um conjunto de estratégias e práticas. Isso permite que um site seja rastreado pelos motores de busca, corretamente indexado e suficientemente relevante.

Dessa forma, após ser rastreado pelos robôs do Google, se a página da sua empresa estiver devidamente otimizada, ela tem mais chances de aparecer nas primeiras posições dos resultados orgânicos.

Portanto, é a chave para conseguir atrair mais visitantes que, futuramente, podem se tornar leads e até consumidores fiéis da sua marca. Sem ter de pagar um custo direto de publicidade por cada visita, sua empresa então pode se tornar mais relevante e popular  graças às diferentes estratégias de SEO on e off-page.

O que é Search Engine Marketing (SEM)?

Costuma-se afirmar que o SEM é o pagamento das campanhas. O posicionamento que, passando pelo leilão do Google, te coloca nas primeiras posições do buscador. Mas não é verdade.

Pelo contrário, Search Engine Marketing é um termo amplo que engloba os anúncios pagos, mas não se limita a isso. E, ao contrário de SEO, SEM também não visa apenas obter resultados orgânicos. Diversas técnicas que têm por objetivo melhorar a visibilidade de um site nos buscadores também são abrangidas aqui.

Ou seja, trata-se de uma coleção de  estratégias de marketing digital e não uma única estratégia isolada. Além do SEO, Search Engine Advertising (SEA), Social Media Optimization (SMO) e Social Media Analytics (SMA) compõem o que conhecemos como SEM. 

O primeiro, SEA, diz respeito à mídia e performance, enquanto os outros dois são parte de uma estratégia de inbound marketing para divulgação nas redes sociais. Unindo tudo isso, é possível resumir esse ecossistema de marketing com uma fórmula curta: 

SEO + SEA + SMO + SMA = SEM.

Então, qual a diferença entre SEO e SEM?

Agora que já esclarecemos o que é SEO e SEM, vamos falar sobre as principais diferenças entre eles. Logo de início já deu para perceber muitas delas, não é mesmo? Por exemplo, o fato do termo SEM ser muito mais amplo do que SEO.

Além disso, a otimização engloba um conjunto de técnicas orgânicas, isto é, sem patrocínio. Essas estratégias são focadas tanto na página web (on-page), quanto fora dela (off-page). Mas o objetivo é o mesmo: aumentar a autoridade da página e, como consequência, os cliques e impressões. 

Vale ressaltar, contudo, que ao contrário do que muitas pessoas costumam afirmar, o SEO não é gratuito. Conseguir que um site seja posicionado nos primeiros resultados de busca requer tempo, esforço e orçamento. A diferença é justamente que esse é um investimento inicial, em que não temos que assumir um custo direto para cada visita.

Já o SEM envolve as técnicas orgânicas, mas também pagas. Isso inclui o uso das redes sociais, PPC (pagamento por clique) e diversas outras estratégias. Ou seja, acaba compreendendo gastos mais constantes.

Outra diferença importante entre SEO e SEM é a questão do prazo para obter resultados. O SEO busca resultados de médio/longo prazo, enquanto o SEM pode melhorar as métricas em um curto/médio prazo.Parágrafo Novo

Se SEM engloba o SEO, então os resultados são os mesmos?

Se você trabalhar apenas técnicas de SEO no seu site, então sim, os resultados serão os mesmos. Mas, se você investir em outras estratégias, como de links patrocinados e redes sociais, por exemplo, o cenário muda de figura. Nestes casos, os resultados de SEO e SEM podem ser diferenciados.

Para entender melhor sobre isso, é importante analisar as métricas e avaliar de onde está vindo o tráfego. Dessa forma, você consegue ter um panorama geral sobre o seu planejamento, a fim de validar quais ações estão realmente dando certo.

Mas qual é melhor, SEO ou SEM?

Algumas pessoas preferem SEO, outras SEM e ainda há um terceiro grupo que gosta de combinar as duas disciplinas. Mas a verdade é que não existe uma opção melhor que a outra e sim uma mais adequada para cada momento ou necessidade.

Uma otimização bem planejada e aplicada pode trazer bons resultados por si só. Contudo, se combinado com Search Engine Advertising (SEA), Social Media Optimization (SMO) e Social Media Analytics (SMA), esses resultados podem ser potencializados.

Ou seja, no final das contas, uma boa estratégia e um mix de marketing adequado ainda é o verdadeiro segredo. Dessa forma, obviamente, o ideal é não investir todos os seus recursos em apenas uma estratégia. Assim, recomenda-se apostar em todas as técnicas que compõem o SEM.

Como começar a investir em SEM e SEO?

Como deu para perceber, existem muitas diferenças entre SEO e SEM. Esses conceitos tornaram-se tão relevantes hoje e é por isso que ouvimos tanto falar deles. Isso porque é fundamental estar entre os primeiros resultados nos motores de busca. Afinal, o número de cliques e, portanto, de visitas ao seu site, é muito maior se você estiver no topo das SERPs. 

Dessa forma, você deve ter em mente todas as diferenças ao lançar sua estratégia de marketing digital.  Mas a verdade é que aparecer nas primeiras posições se tornou uma luta bastante acirrada. 

Por isso, você deve começar a pensar em um plano de marketing o quanto antes, para dar início às estratégias o mais rápido possível. O seu primeiro passo, então, deve ser pensar no orçamento que você tem disponível. A partir daí, pode começar a escolher uma agência de marketing digital.

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