Se você está inserido no mundo do marketing digital e ainda tem dúvidas sobre o que é CRM, preparamos um conteúdo especial sobre o assunto.
O CRM é uma plataforma que ajuda a melhorar ou construir uma relação com os seus clientes e até mesmo organizar os processos de venda. Com o sistema CRM é possível analisar e tomar decisões de forma mais assertiva.
A sigla CRM significa Customer Relationship Management (ou gestão do relacionamento com o clientes, traduzido para o português) e tem como objetivo a satisfação e fidelização dos clientes a partir de um processo bastante organizado, o que ajuda a reduzir os custos de sua empresa para obter seus resultados.
Neste artigo, a agência Tecra explica um pouco mais a respeito do que é CRM e como a plataforma pode alavancar suas vendas. Boa leitura!
Índice
O que é CRM?
O sistema CRM funciona basicamente como um banco de cadastro dos seus clientes e das principais ações que foram desenvolvidas.
Portanto, quando você cadastra o seu cliente no CRM e realiza uma ligação para ele, todas as informações sobre as ações ou oportunidades estarão inseridas dentro da plataforma. Com isso, ajuda a identificar de forma significativa quais atividades obtiveram mais sucesso para que você consiga inseri-las na construção de um processo de vendas mais assertiva.
As empresas que utilizam o sistema CRM por um determinado período conseguem apontar diversos resultados positivos, entre eles:
- Aumento de Leads;
- Retenção do cliente;
- Maior retorno sobre o investimento;
- Crescimento da receita.
Tenha em mente que utilizar o CRM é a forma mais inteligente de vendas para proporcionar eficiência, organização e a satisfação de todos os clientes.
Qual é o melhor CRM que existe no mercado?
Existem várias plataformas de CRM no mercado, por isso não podemos citar qual é o melhor sistema, pois o melhor CRM pode variar de acordo com as necessidades do seu negócio.
No mercado há diversas plataformas de CRM, tais como: Pipedrive, Hubspot, Agendor, RD Station, Leadlovers, Salesforce, entre outros. Por isso, é necessário você testar cada um desses sistemas para saber qual ferramenta pode ser adaptar melhor para sua estratégia.
A principal finalidade dessas plataformas é coletar os dados dos seus clientes, organizar e permitir o cruzamento das informações.
Por exemplo, na RD Station é possível coletar informações sobre o lead, como: e-mail, nome completo, nome da empresa, função/cargo e também outros dados importantes. É possível verificar também quais páginas ele visitou, quais materiais ele fez o download no site, quais formulários ele enviou, ou seja, todas as ações que o usuário realizou dentro do seu site.
A partir das ações do usuário/visitante você poderá se relacionar da forma mais correta, fazendo com que esse cliente possa se interessar pelo que é oferecido e até mesmo comprar mais.
Confira abaixo os 4 processos gerais do CRM:
- Aquisição: O CRM ajuda a captar novos clientes, armazenando os dados em um lugar específico para que você possa consultar;
2. Transação: O sistema CRM também ajuda a transformar o LEAD em cliente, por meio de várias plataformas de comunicação, como por exemplo: e-mail marketing;
3. Atendimento: Com o CRM é possível se relacionar com os atuais clientes ou até mesmo pessoas que tenham dúvidas sobre o seu negócio ou produto;
4. Retenção: O CRM ajuda na retenção do relacionamento a longo prazo.
O CRM é uma plataforma que pode te ajudar em termos de atrair pessoas para transformá-las em lead, ou seja, para convertê-las em informação no sistema. Com os dados baseados nas interações do usuário é possível determinar qual é o momento certo para você entrar em contato.
Geralmente, é possível encontrar em diversos CRM´s um plano gratuito ou um plano teste para que você possa entender como funciona a plataforma escolhida.
Conheça os 3 tipos de CRM
Há 3 tipos de CRM que você precisa conhecer para saber quais ferramentas podem atender suas necessidades. Confira abaixo:
- CRM Operacional: foca na automação de processos e facilita na operação diária dos vendedores. É uma ferramenta que cuida de pedidos, produção, cadeia de fornecimento, bem como o marketing e o atendimento ao cliente;
- CRM Colaborativo: é um sistema que realiza o armazenamento e o acompanhamento de qualquer interação com o cliente, como por exemplo, e-mail, conferências, entre outros;
- CRM Analítico: a ferramenta tem como objetivo avaliar as principais métricas do negócio e também possibilita identificar como cada cliente gosta de ser atendido. Dessa forma, por meio de dados, é possível desenvolver insights e estratégias assertivas.
Preciso implementar um sistema de CRM na minha empresa?
Se o seu objetivo é aumentar as vendas, lançar um novo produto, captar e fidelizar novos clientes, é importante implementar e aproveitar os benefícios do CRM na sua empresa
.Caso você perceba que os seus processos manuais não estão funcionando para conquistar mais clientes, o CRM é uma ótima opção de investimento para o seu negócio. Por isso, é importante que você escolha uma ferramenta que atenda às suas necessidades com o melhor custo benefício.
Antes de escolher a ferramenta é importante que a sua equipe saiba utilizá-la, portanto converse com os seus colaboradores e procure plataformas com design amigável, simples e fáceis de usar.
Você gostou do nosso conteúdo sobre sistema CRM e precisa implementar a plataforma na sua empresa para alavancar as vendas?
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