Se você é dono ou gerente de vendas de uma empresa, e deseja divulgá-la na internet, é provável que já tenha se perguntado qual a função e o que faz uma agência de marketing digital. Entender isso é muito importante atualmente. Afinal, as estatísticas não mentem. Hoje, 93% dos brasileiros realizam pesquisas online antes de tomar uma decisão de compra.
Isso significa que, com o mundo se tornando digital, é imperativo desenvolver uma presença robusta na internet que envolva e nutra os clientes durante toda a jornada de compra. Para isso, você precisa explorar o marketing digital para promover efetivamente seus produtos/serviços.
Mas, caso esteja com dúvidas sobre como uma agência pode ajudar em seus esforços de marketing, é útil saber o que faz uma agência de marketing digital e o que você pode esperar ao trabalhar com uma.
No artigo de hoje da Agência Tecra abordaremos exatamente o que as agências de marketing digital fazem e como elas podem ajudar a gerar resultados para o seu negócio. Portanto, continue a leitura!
Índice
- 1 Então descubra o que faz uma agência de marketing digital!
- 1.1 O que é marketing digital?
- 1.2 O que é uma agência de marketing digital?
- 1.3 Portanto, o que exatamente uma agência de marketing digital faz?
- 1.3.1 Aprende sobre o seu negócio
- 1.3.2 Identifica, cria e implementa estratégias de marketing valiosas
- 1.3.3 Melhora sua presença e aumenta sua visibilidade online
- 1.3.4 Acompanha o progresso das estratégias e fornece relatórios abrangentes
- 1.3.5 Gera leads e oportunidades de venda
- 1.3.6 Impulsiona seu retorno sobre o investimento
- 1.3.7 Continua se atualizando o tempo inteiro
- 1.3.8 Fornece diferentes tipos de serviços para conseguir isso
- 2 Conte com a Agência Tecra!
Então descubra o que faz uma agência de marketing digital!
À medida que a sociedade se torna mais digital, parece óbvio que o marketing digital tem que crescer de mãos dadas. No entanto, quando a pergunta é o que faz uma agência de marketing digital, não tem como alguém respondê-la em uma só frase. Isso porque estamos falando de um mundo vasto e que envolve muitas coisas diferentes.
Como resultado, tem havido muita confusão sobre o papel que uma agência de marketing digital desempenha. Para descobrir isso, existem outras dúvidas que precisam ser respondidas também:
O que é marketing digital?
Para entender o que faz uma agência de marketing digital, é essencial saber a definição do que é marketing digital. Bom, trata-se de uma estratégia multifacetada destinada a segmentar, alcançar e construir relacionamentos com clientes online, em uma ampla variedade de canais. Assim, trata-se de um termo abrangente para várias funções.
Em geral, refere-se ao planejamento e execução de estratégias voltadas para o público da empresa usando plataformas e tecnologias online. O objetivo é criar confiança e aumentar o envolvimento do usuário, bem como alcançar e converter leads qualificados, aumentando a conscientização de seu cliente.
O marketing digital, portanto, inclui estratégias como:
- E-mail marketing;
- Marketing de conteúdo;
- Análise de dados;
- Tráfego pago;
- Desenvolvimento de sites;
- Otimização para mecanismos de busca (SEO);
- E muito mais!
O que é uma agência de marketing digital?
Outro ponto fundamental que ajuda a compreender o que faz uma agência de marketing digital, é também a definição do que é uma agência. Ela se concentra no cenário em mudança da era digital. Isto é, em alavancar novas tecnologias e técnicas modernas para reforçar a reputação e as vendas de seus clientes.
Portanto, é uma empresa cuja atividade consiste na prestação de serviços relacionados com a área da publicidade e marketing na internet, tanto a empresas como a profissionais. Ou seja, que você contrata para terceirizar seus esforços de marketing digital em vez de lidar internamente.
Ela pode fornecer à sua empresa uma variedade de soluções digitais para promover seu produto ou serviço online e te ajudar a atingir suas metas e expandir seus negócios. Assim, trabalha em nome da sua marca para desempenhar as funções de uma equipe de marketing digital ou para dar suporte a uma equipe interna de marketing existente.
Essas funções variam de acordo com as suas necessidades específicas. Além disso, uma agência de marketing digital normalmente têm vários outros clientes e trabalham com cada um para entender suas metas de negócios, ao mesmo tempo em que fornece recomendações e serviços personalizados para cada necessidade exclusiva.
Para isso, dependendo do tamanho da agência e dos serviços que ela oferece, ela será composta por profissionais especializados em diferentes áreas. Juntos, eles são capazes de fornecer serviços abrangentes e entregar resultados de alta qualidade, como aumento das taxas de aquisição, retenção, receita e conversão dos clientes.
Portanto, o que exatamente uma agência de marketing digital faz?
Definições esclarecidas, agora sim vamos falar sobre o que faz uma agência de marketing digital! Ela pode ser contratada para executar uma estratégia já criada por uma empresa, para ajudar a aconselhar sobre a estratégia ou planejá-la do zero.
O objetivo dessas estratégias inovadoras é comercializar produtos e serviços online para aprimorar a interação com os usuários e, por fim, aumentar as vendas e a receita. Dessa forma, cobrindo as necessidades de divulgação digital da sua empresa, a fim de aumentar sua visibilidade na web.
Em um cenário digital em constante mudança, esses serviços são essenciais para adquirir clientes recorrentes e direcionar tráfego confiável para seu site. Assim, em geral, aqui estão apenas alguns exemplos para você descobrir o que faz uma agência de marketing digital:
Aprende sobre o seu negócio
A importância de uma agência de marketing digital aprender sobre o negócio do cliente não pode ser subestimada. Afinal, ela é responsável por ajudar seus clientes a alcançar seus objetivos de marketing e aumentar suas vendas por meio de estratégias bem-sucedidas na internet.
No entanto, é difícil divulgar os produtos ou serviços online de um cliente sem entender o negócio. Por isso, é importante que o time da agência aprenda sobre o que você vende, seu público-alvo, segmento, concorrência e seus objetivos. Isso ajuda a determinar o que sua marca precisa e quais estratégias serão implementadas.
Sem esse conhecimento, a agência pode correr o risco de criar campanhas de marketing genéricas que não produzem os resultados desejados. Por outro lado, se o que faz uma agência de marketing digital é se esforçar para conhecer bem seus clientes, ela pode desenvolver estratégias de marketing personalizadas e bem-sucedidas que atendam às necessidades e expectativas do cliente e que geram resultados positivos.
Identifica, cria e implementa estratégias de marketing valiosas
A partir do entendimento sobre a sua empresa, o que a agência de marketing digital faz é identificar oportunidades online para criar e implementar estratégias personalizadas que melhor atendam aos seus objetivos de negócio.
Melhora sua presença e aumenta sua visibilidade online
Você precisa preencher o topo do seu funil com o maior número possível de leads. Assim, com a implementação das estratégias de marketing certas, espera-se que a sua marca fique mais visível na internet, atraindo potenciais clientes que estejam interessados nos produtos ou serviços que você oferece.
Para tanto, o que faz uma agência de marketing digital é espalhar o máximo de conhecimento possível sobre sua empresa e, dessa forma, melhorar a sua presença na web para alcançar mais pessoas.
Acompanha o progresso das estratégias e fornece relatórios abrangentes
Quando o tema é o que faz uma agência de marketing digital, precisamos esclarecer que ela não apenas identifica, cria e implementa estratégias, mas também acompanha o progresso e o sucesso delas. E, a partir disso, fornece relatórios aos seus clientes, para que eles fiquem sempre atualizados sobre o que está sendo feito e quais os resultados.
Esse acompanhamento é essencial para avaliar a eficácia das estratégias de marketing e fazer ajustes quando necessário. Ao acompanhar o progresso, a agência pode identificar o que está e o que não está funcionando. Com base nessa informação, é possível fazer ajustes e melhorar continuamente a eficácia e os resultados.
Os relatórios fornecidos costumam fornecer insights valiosos sobre o desempenho do marketing digital e pode ser útil até mesmo para auxiliar na tomada de decisões, a fim de melhorar outros aspectos da empresa.
Gera leads e oportunidades de venda
Você já pode ter grande reconhecimento de marca e tráfego visitando seu site, mas encontrar dificuldade para converter esse tráfego em leads qualificados. Pode ser um problema de taxa de conversão, canal, isca digital ou uma infinidade de outras variáveis. Uma agência de marketing digital pode ajudar a identificar e corrigir a longo prazo.
Isso porque, no geral, o principal objetivo por trás de tudo o que faz uma agência de marketing digital é gerar tráfego e leads na web. Dessa forma, aumentando as oportunidades de venda para o seu negócio por meio de estratégias inovadoras.
Leads são potenciais clientes que demonstraram interesse em seus produtos ou serviços e forneceram suas informações de contato para a empresa, seja através de um formulário de cadastro, uma newsletter ou uma chamada para ação em uma campanha publicitária.
Ao gerar leads para uma empresa, a agência de marketing digital aumenta as oportunidades de venda, uma vez que esses potenciais clientes já demonstraram interesse nos produtos ou serviços oferecidos. Dessa forma, a equipe de vendas da empresa pode entrar em contato, estabelecer um relacionamento e oferecer soluções personalizadas.
Além disso, a geração de leads também contribui para o crescimento da base de clientes da empresa, fortalecendo sua presença no mercado e aumentando sua receita. Portanto, com uma estratégia eficiente de geração de leads, a empresa pode obter resultados expressivos em termos de conversão de vendas e fidelização de clientes.
Impulsiona seu retorno sobre o investimento
Maximizar seu retorno sobre o investimento (ROI) é provavelmente uma das funções mais importantes da agência de marketing digital. Assim cria-se um cenário ganha-ganha para você e para a agência.
Afinal, você vê um aumento contínuo nos resultados, em vez de estagnação. Ao ver um ROI crescente, a ideia é que você permaneça com a agência por mais tempo.
Continua se atualizando o tempo inteiro
O mundo do marketing digital não tem espaço para lentidão. É um mercado em constante mudança e evolução com base na demanda e mudanças na tecnologia. Por isso, se você ainda quer saber mais sobre o que faz uma agência de marketing digital, saiba que ela nunca descansa.
Os profissionais estão constantemente estudando, testando, analisando e modificando suas estratégias para aproveitar todas as mudanças que eles veem no mercado. Desse modo, gerando novas oportunidades para aumentar a visibilidade das empresas na internet.
Fornece diferentes tipos de serviços para conseguir isso
Todos os tópicos anteriores abrangem de forma geral algumas das principais coisas que respondem o que faz uma agência de marketing digital. Contudo, para tudo isso acontecer, a agência oferece diferentes tipos de serviços. Entre eles, podemos destacar:
Marketing de Conteúdo
Se você só cria conteúdo para os mecanismos de busca, adicionando palavras-chave irrelevantes e títulos enganosos, está perdendo a parte mais importante: conectar-se com seu público.
Por outro lado, um bom marketing de conteúdo segue as melhores práticas que envolvem seu leitor, cria conteúdo útil e responde à intenção de pesquisa das pessoas, o que leva ao crescimento bem-sucedido do tráfego e ao seu público encontrando seu site.
Assim, é uma maneira muito eficaz de fazer com que visitantes regulares e novos clientes conheçam sua marca. Por isso, o que faz uma agência de marketing digital nesse cenário é a produção de conteúdo relevante e de qualidade para o seu negócio.
Otimização para Mecanismos de Busca (SEO)
Com mais e mais pessoas acessando a internet para pesquisar produtos e serviços, é importante que o site da sua empresa seja fácil de encontrar em mecanismos de pesquisa como o Google.
Dessa forma, se você otimizar o SEO do seu site corretamente, poderá aparecer tanto na seção do Google Maps quanto nos resultados de resultados orgânicos para palavras-chave relevantes para o seu negócio. Isso ajudará a enviar tráfego direcionado para o seu site de pessoas que estão ativamente procurando por seus produtos ou serviços.
Search engine optimization (SEO) é o que faz uma agência de marketing digital com um conjunto de técnicas usadas para aumentar o número de visitantes que chegam a um site a partir de um mecanismo de pesquisa. Esse processo envolve a otimização de todos os aspectos das páginas da web, incluindo estruturas de títulos, meta descrições, pesquisa de palavras-chave, etc.
- Leia também: O que é SEO?
Tráfego Pago
O que faz uma agência de marketing digital também inclui o tráfego pago. Ou seja, um analista será responsável por executar campanhas de anúncios para a sua empresa em plataformas como o Google Ads.
Essa é uma ferramenta de marketing muito poderosa. Ela pode ser usada para direcionar tráfego e vendas para um site de negócios por meio de pesquisa, exibição e anúncios do YouTube.
O que torna o Google Ads particularmente eficaz é que ele pode ser segmentado com uma variedade de parâmetros diferentes para garantir que você alcance apenas clientes interessados em seu produto ou serviço. Existem muitos modelos de anúncios para escolher.
Se suas taxas de conversão forem altas e seu custo por clique for baixo, você poderá gerar vendas para sua empresa a um custo muito eficiente e previsível.
Outra opção no tráfego pago ainda consiste também no social ads. Com a publicidade nas redes sociais, as empresas podem anunciar para uma ampla gama de pessoas. Novas plataformas de mídia social estão surgindo constantemente, algumas das mais comuns incluem Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e TikTok.
Design e desenvolvimento de sites
Seu site é o centro do seu negócio na internet. É onde você tem liberdade para se identificar e se comunicar com seus clientes da maneira que quiser. Ter um site institucional rápido e profissional ajudará sua empresa a conquistar novos clientes.
Para tanto, seu site deve ser bem projetado, funcional (para todos os dispositivos), confiável e seguir as melhores práticas. Também precisa ser construído de forma a atingir seu potencial máximo, suportar a conversão de leads e estar conectado a sistemas relevantes, como ferramentas analíticas que o ajudam em suas atividades comerciais.
Com tudo isso, uma agência de marketing digital pode oferecer toda a parte de estruturação, design e desenvolvimento de sites para a sua empresa estar presente na internet de forma eficiente.
Conte com a Agência Tecra!
Embora o marketing digital possa parecer simples, são necessários anos de experiência e uma equipe talentosa para produzir resultados consistentes. As responsabilidades e tarefas cresceram para abranger uma série de funções diferentes que ajudam as empresas a aumentar sua visibilidade online, leads, vendas, receita e ROI.
Por isso, ao escolher uma agência de marketing digital, opte sempre por uma que tenha um histórico de sucesso e boas avaliações de seus clientes. Como é o caso da Tecra!
Agora que você já sabe o que faz uma agência de marketing digital, entre em contato conosco e entenda a nossa metodologia de trabalho baseada em resultados. Estamos ansiosos para trabalhar com você!