Pular para o conteúdo

O que devo saber antes de contratar uma agência de marketing digital?

Está pensando em contratar uma agência de marketing digital? Essa é uma decisão muito importante. Contudo, há algumas coisas que você precisa saber primeiro.

Afinal, estamos falando de uma das melhores maneiras de impulsionar o crescimento de um negócio. São os profissionais dessa agência que vão se encarregar de fortalecer e promover sua marca online. Por isso, é essencial que você tome boas decisões.

Com milhares de empresas oferecendo esses serviços, decidir qual a melhor agência para contratar não é uma tarefa fácil. Inclusive, optar por uma em detrimento de outra determina muito do que vai acontecer nos próximos meses e anos. 

Para te ajudar a tomar uma decisão e contratar a agência de marketing digital certa, preparamos este artigo com tudo que você precisa saber antes de assinar o contrato. Boa leitura!

8 coisas que você precisa saber antes de contratar uma agência de marketing digital

Contratar uma agência de marketing digital pode ser uma das melhores decisões ou um dos erros mais caros que você pode cometer. Isso porque escolher a empresa certa para cuidar da sua presença online pode resultar em alto ROI para suas campanhas de marketing e muitos novos clientes. 

Por outro lado, terceirizar o marketing para a agência errada pode levar ao desperdício de tempo e dinheiro. A fim de maximizar seus resultados, então, existem algumas coisas que você deve saber antes de contratar uma agência de marketing digital. 

É importante tê-las em mente se você deseja ter uma presença forte na internet para a sua marca e não abre mão disso:

Como aproveitar os pontos fortes de sua equipe interna

Avaliar o seu próprio negócio é um ponto fundamental. A agência de marketing digital que você contratar precisa conhecer a sua empresa para elaborar um planejamento estratégico personalizado para atender às suas necessidades.

Portanto, você precisa entender as deficiências e os pontos fortes do seu negócio antes de contratar uma agência de marketing digital. Dessa forma, é possível saber como esses aspectos podem atrapalhar o marketing e como aproveitar os pontos fortes de sua equipe interna de maneira eficaz. 

Assim, como em qualquer parceria, a transparência é fundamental. Você contrata uma agência porque não tem capacidade interna e/ou conhecimento para realizar todas as atividades de marketing necessárias para atingir e superar suas metas. 

Mas você deve ser capaz de comunicar claramente as deficiências e pontos fortes à agência. É necessário ser transparente e detalhado sobre essas informações. Se você não consegue comunicar suas oportunidades de melhoria, pode ser mais difícil começar com o pé direito com uma agência.

O que você quer realizar

Muitas pessoas querem divulgar os seus negócios na internet, mas não tem nenhuma meta. Cuidado com isso! Antes de contratar uma agência de marketing digital, é essencial estabelecer o que deseja alcançar com as estratégias digitais.

Você quer mais engajamento nas redes sociais? Atrair mais usuários para o seu site? Mais vendas? Um novo site? Não importa. Tenha em mente os seus objetivos. Dessa forma, a agência que você escolher poderá criar ou modificar o projeto, de acordo com as suas expectativas.

O que uma agência de marketing realmente faz

Outra coisa que você precisa saber antes de contratar uma agência de marketing digital é o que ela realmente irá fazer. A agência será responsável por gerir toda a sua estratégia online. Ou seja, ela irá criar um plano de ações online e terá em mãos a reputação da sua marca. 

Isso inclui gerar e gerenciar conteúdo da web e trabalhar no posicionamento nos mecanismos de pesquisa, como o Google, por exemplo. Além de realizar campanhas de anúnciosdesenvolver sites e muito mais. 

Vale ressaltar, porém, que a agência não vai fazer aumentar seu engajamento ou visitas magicamente da noite para o dia. Muito menos vai gerar centenas de reais pouquíssimo tempo depois de contratar o serviço. 

Na verdade, os profissionais se encarregam de gerenciar as atividades de marketing de sua empresa para fortalecer sua marca e, por sua vez, agregar valor aos seus clientes.

A experiência da agência e dos especialistas

Antes de contratar uma agência de marketing digital, você deve conhecer a experiência dela.  Afinal, uma agência com muitos anos de experiência possivelmente já trabalhou com muitos clientes. Desse modo, tem expertise para atuar em resoluções de problemas, readaptações de processos e de negócios. 

Isso não significa que uma empresa recém-criada não tenha o mesmo ou melhor conhecimento. Por isso, você também deve considerar a experiência dos especialistas que compõem o time da agência.

Eles precisam dominar as tendências do marketing digital e, se eles tiveram sucesso em projetos anteriores em seu setor, devem ser capazes de atender às suas necessidades de marketing.

Ao contratar uma agência de marketing digital, ela ainda deve ter experiência com empresas do seu tamanho e setor. Se você administra um escritório de advocacia, por exemplo, não faria justiça a si mesmo ao contratar uma empresa de marketing especializada em restaurantes.

Os serviços oferecidos

Algumas agências são especializadas em determinadas atividades, enquanto outras oferecem uma ampla gama de serviços de marketing digital. Portanto, ao escolher e contratar uma agência de marketing digital, certifique-se desde o início se ela oferece os serviços que você está procurando. 

Liste suas áreas de interesse e escolha qual agência atende às necessidades de sua empresa. Caso contrário, você não obterá a assistência máxima de que precisa. Por exemplo, você quer alcançar as primeiras posições nos resultados do Google de forma orgânica? Então uma agência de marketing que saiba otimizar sites e fazer SEO é ideal.

O valor cobrado pelos serviços

Quando você sabe que uma agência oferece os serviços de que você precisa, o próximo passo é garantir que eles estejam dentro do seu orçamento.

Sabemos que muitas pessoas estão interessadas em saber quanto custa contratar uma agência de marketing digital. Sendo assim, querem ver valores. Contudo, é importante entender que os preços variam.

Sem dúvidas você vai encontrar diversos pacotes de serviços por um determinado valor. Mas desconfie dessas agências que apresentam um preço antes de ouvir suas necessidades! 

Uma agência de marketing digital idônea se preocupa em agendar uma reunião para determinar todas as necessidades de sua empresa e estabelecer uma estratégia que atenda aos objetivos propostos. Só então é elaborado um orçamento personalizado. Dessa forma, você pode se sentir mais confiante de que ela será honesta e franca com os negócios.

A opinião de outros clientes

Para aumentar sua confiança em qualquer agência de marketing digital, você precisa saber como eles trabalham com outras empresas. Verifique sua reputação online por meio de avaliações e depoimentos de clientes

Saber a opinião de outras pessoas é importante para que você entenda como será trabalhar efetivamente com aquela agência e o que esperar.

Quais resultados a agência promete

Ao tentar contratar uma agência de marketing digital, você perceberá que muitas delas prometem resultados incríveis em pouco tempo. Tenha cuidado! Quando uma oferta é tão boa a ponto de não parecer verdade, pode ser um golpe. 

Se uma agência está se oferecendo para fornecer a você resultados que ninguém mais pode, peça a ela para provar isso. Faça com que exponham sua estratégia de ouro que os diferencia de outras agências.

Não se deixe levar pelas promessas de resultados rápidos. Quanto mais competitivo for o seu segmento, mais tempo levará para você ver qualquer mudança em suas métricas.

Procurando uma agência de marketing digital?

Cada vez mais empresas estão decididas a investir parte de seu orçamento no desenvolvimento de uma estratégia online. No entanto, devido à complexidade que isso implica, a opção mais adequada para a maioria dos casos é terceirizar esse trabalho.

Mas atenção! Contratar uma agência de marketing digital parceira é uma decisão importante e deve ser tomada de forma objetiva. Assim como qualquer decisão de contratação, você vai querer fazer algum trabalho de planejamento e preparação antes de começar.

Por mais que uma agência tenha especialistas qualificados, eles devem ter experiência em seu setor. Isso facilitará o trabalho para você. Também tornará possível trazer resultados positivos e não prejuízos recorrentes. Afinal, quando bem feito, o marketing online pode te ajudar a alcançar novos públicos e maximizar sua exposição no mercado. 

Assim, contratar uma agência de marketing digital para sua marca é algo que você deve fazer agora. No entanto, você também precisa fazer a escolha certa. Entre em contato com a Tecra e saiba como podemos te ajudar a impulsionar o crescimento de sua marca!

Deixe um comentário