A inteligência artificial (IA) está definitivamente revolucionando a maneira como fazemos negócios. Ele tem sido usado para melhorar a produtividade e acelerar processos em diversos setores. Lançado em novembro de 2022, o Chat GPT, por exemplo, conquistou mais de um milhão de usuários na primeira semana.
O site continuou a ver um aumento de usuários mês após mês, fazendo com que muitas pessoas fiquem com receio sobre o mercado de trabalho. Contudo, será que essa e outras ferramentas podem substituir uma equipe de marketing?
No artigo de hoje falaremos mais sobre isso Portanto, se você tem interesse no assunto, continue a leitura!
Índice
- 1 Uma olhada mais de perto no ChatGPT
- 2 O ChatGPT poderia substituir os mecanismos de pesquisa?
- 3 E quanto às equipes de marketing?
- 4 E o mais importante: o ChatGPT não pode substituir redatores
- 5 Mesmo não substituindo, o ChatGPT pode ser útil para profissionais de marketing?
- 6 Estratégias humanizadas e que geram resultados para o seu negócio
Uma olhada mais de perto no ChatGPT
O ChatGPT é um sistema de chatbot de IA desenvolvido pela OpenAI. Mais especificamente, é um modelo de resposta a perguntas que usa processamento de linguagem natural (NLP) para entender perguntas e, então, gerar respostas a partir das informações em seu conjunto de dados de treinamento.
A sua interface é bastante simples de usar. No entanto, o conceito da tecnologia por trás dela pode ser um tanto confuso para aqueles que são novos no funcionamento da inteligência artificial. A ferramenta pode ser usada de várias maneiras, incluindo traduções, conversas e complementação de texto.
Assim, o ChatGPT ganhou muita atenção por sua capacidade de produzir respostas claras, concisas e precisas para perguntas de complexidade variável. Como resultado, esse e outros modelos de linguagem semelhantes têm o potencial de impactar uma ampla gama de setores.
Isso trouxe diversas dúvidas sobre o que isso pode significar para o futuro dos empregos de muitas pessoas. Afinal, é um exemplo impressionante de como a IA pode ser aplicada para criar um assistente de conversação altamente inteligente.
Com seu amplo conhecimento e capacidade de aprendizado contínuo, o ChatGPT pode ser uma ferramenta poderosa. Desse modo, tem quem acredite que a ferramenta substituirá a necessidade de humanos em algumas posições.
Contudo, a verdade é que isso ainda está longe de ser realmente possível. Uma constante que permanece é que os humanos são necessários para fazer os modelos de linguagem funcionarem.
O modelo é capaz de compreender perguntas, fornecer informações, dar sugestões e até mesmo manter diálogos com os usuários. Porém, você ainda precisa de alguém para interagir com a ferramenta ou ela simplesmente não funcionará.
O ChatGPT poderia substituir os mecanismos de pesquisa?
Antes de falarmos sobre a equipe de marketing em si, é importante mencionar os mecanismos de pesquisa, que são importantes para as estratégias digitais. Isso porque a qualidade de respostas da IA gerou comparações com sites de pesquisa. Inclusive, Paul Buccheit, o criador do Gmail, acredita que o ChatGPT pode substituir o Google em um futuro muito próximo.
No entanto, vale ressaltar que o ChatGPT não é um mecanismo de pesquisa e, mais importante, também não foi projetado para resolver os mesmos problemas que um. Dito isso, ele foi projetado para resolver alguns dos problemas enfrentados pelos motores de busca.
O primeiro desses problemas é o processamento de linguagem natural, uma tecnologia de aprendizado de máquina que visa entender o significado do texto ou da fala. A principal função do ChatGPT é entender os prompts humanos e fornecer respostas semelhantes às humanas.
É aqui que o ChatGPT se destaca, mas temos que considerar a aplicação contextual da tecnologia. O Google entende uma consulta e retorna os melhores resultados de pesquisa. Não está formulando suas próprias respostas, mas tentando fornecer as melhores respostas existentes em ordem de relevância.
O ChatGPT, por outro lado, tenta entender o prompt e gerar sua própria resposta a partir das informações existentes. Essa distinção é importante e faz com que a inteligência artificial não possa substituir o Google, Bing e outros mecanismos de pesquisa.
E quanto às equipes de marketing?
Para falar se existe a possibilidade de uma inteligência artificial substituir toda uma equipe de marketing, devemos falar sobre as limitações e desafios do uso do ChatGPT. Para começar, embora possa ser uma ferramenta valiosa, ele não substitui completamente a expertise e a criatividade humana.
A IA ainda depende de treinamento adequado e contínuo para fornecer respostas precisas. Ou seja, deve ser alimentada com dados relevantes e atualizados para garantir sua eficácia. Além disso, pode ter dificuldade em lidar com situações complexas que requerem julgamento humano, como resolver reclamações ou oferecer soluções criativas.
Outro desafio é a falta de emoção e empatia em suas respostas. A empatia humana é muitas vezes um fator crucial para a construção de relacionamentos duradouros com os consumidores. Mas, ainda que consiga fornecer informações precisas, o ChatGPT não é capaz de criar conexões emocionais com os clientes da mesma forma que uma equipe de marketing capacitada.
Portanto, ele não pode substituir o relacionamento que a equipe de marketing desenvolve com os clientes. A interação humana é fundamental para criar confiança, estabelecer conexões e garantir a satisfação do cliente.
Além disso, essa e outras ferramentas de inteligência artificial não podem substituir a experiência estratégica, a compreensão das nuances do mercado e a capacidade de construir relacionamentos humanos. Por isso, de forma geral, é válido afirmar que o ChatGPT não pode substituir as equipes ou agências de marketing.
E o mais importante: o ChatGPT não pode substituir redatores
Muito tem se falado sobre o uso do ChatGPT principalmente para criar artigos, copys e postagens de redes sociais. Mas é fundamental ressaltar que a IA também não pode substituir um redator, UX writer ou copywriter capacitado!
Isso porque essas são áreas em que o toque humano é essencial para garantir o sucesso das estratégias de marketing. A inteligência artificial pode até gerar um texto relevante e que parece plausível, mas não tem precisão factual. Assim, pode gerar respostas incorretas ou sem sentido.
Além disso, redatores de modo geral desempenham um papel fundamental na criação de mensagens cativantes, que se conectam sobretudo emocionalmente com o público-alvo. Já o ChatGPT carece da criatividade humana e da capacidade de transmitir emoção.
Outro ponto é que o conteúdo gerado pela IA pode se tornar facilmente repetitivo. Essa repetição em excesso nos conteúdos pode torná-lo antinatural, de difícil leitura e ainda gerar uma penalidade de SEO.
Mas, na verdade, um dos maiores problemas é que o ChatGPT opera com base nos dados disponíveis, mas nem sempre consegue captar o contexto específico de uma situação. Ele não conhece seu público e não consegue se adaptar a ele.
Apenas um humano com conhecimento interno pode fazer isso, pois possui conhecimento e experiência para entender as nuances do mercado, identificar tendências e adaptar as estratégias de acordo.
Nesse sentido, vale falar também da Latent Semantic Indexing (LSI), uma técnica utilizada para analisar e compreender a linguagem natural presente em um conteúdo. Para tal, examina os termos e frases utilizados e busca identificar as relações semânticas entre eles.
Com a LSI, é possível criar um conteúdo coeso e relevante para o usuário, o que pode contribuir para aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa e a probabilidade de os usuários clicarem no seu conteúdo.
Mesmo não substituindo, o ChatGPT pode ser útil para profissionais de marketing?
Claro! A IA pode ser útil se você utilizá-la como uma ferramenta e não uma substituta para o trabalho estratégico de marketing. O ChatGPT pode não escrever um conteúdo realmente bom, exclusivo, perspicaz e humano, o que é ideal para a sua estratégia, mas pode simplificar alguns processos.
Por exemplo, ajuda a gerar ideias de tópicos. Obviamente, nem todas as respostas serão úteis ou relevantes e ainda será necessário escolher e refinar o caminho certo, mas certamente dá para tirar alguns insights para a produção de conteúdo.
Portanto, utilize o ChatGPT como um assistente, uma ferramenta e não um substituto para os profissionais que fazem seu negócio prosperar.
Estratégias humanizadas e que geram resultados para o seu negócio
Se o seu objetivo é usar o ChatGPT e outras inteligências artificiais para não precisar investir em uma agência de marketing digital, você ficará desapontado com os resultados no final. O investimento em uma equipe experiente e capacitada é, sem dúvidas, a melhor alternativa para gerar oportunidades reais para a sua empresa na internet.
Com uma agência digital focada em estratégias e conteúdos humanizados, você se destaca da concorrência e pode alcançar cada vez mais pessoas interessadas em seus produtos ou serviços. Por isso, entre em contato conosco agora mesmo e saiba como a Tecra pode te ajudar!